Fotos: Nathália Schneider (Diário)
O primeiro Hub de Inovação de Santa Maria está sendo construído dentro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele também é a primeira obra do InovaTec UFSM, Parque Tecnológico. O ambiente, que deve ficar pronto em dezembro deste ano, impulsionará o ambiente de inovação já existente no município. No momento, a obra está na fase da colocação dos pilares e lajes.
A intenção é oferecer um ambiente único, que promova a conexão entre os atores do ecossistema de inovação, a cultura empreendedora em Santa Maria e região, gerando e escalando negócios inovadores e, por consequência, transformando a matriz econômica.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O estágio poderia estar mais avançado, mas a engenheira fiscal da obra, Luciana Hopp, 47 anos, explica que o clima não favoreceu.
– Estávamos na etapa de infraestrutura, com as fundações. Todas as estacas, blocos e vigas foram finalizadas. Mas como choveu muito, ela demorou mais do que o esperado. Agora, com a parte coberta sendo feita, o objetivo é andar mais na obra, pois o tempo não afetará. As outras etapas são mais rápidas com o fechamento em gesso, e outras que são independentes e não interfere – completa Luciana.
Futuro
Hoje, há um terreno e uma obra em andamento. Mas em um amanhã próximo, será o local de desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão da UFSM. Também, uma estrutura facilitadora de conexões entre quem quer desenvolver ideias e os agentes para que isso ocorre. Com isso em mente, a gestora do Inovatec, Maria Daniele Dutra, explica as potencialidades do Hub:
– O Hub será um dos espaços do parque tecnológico em que o objetivo é transbordar o processo de conhecimento da universidade para a cidade e região. Em que se recebe ideias, constrói produtos, transforma em negócio e escalona para outros espaços.

Nestes locais, Maria entende que é possível fomentar talentos, ter contato com a cultura empreendedora, o acesso ao capital, ambientes regulatórios e o florescer da densidade, com novas oportunidades.
Estrutura
O novo pavilhão, o Hub, terá uma área construída de 1.265 metros quadrados, com espaços para abrigar 12 empresas, tanto startups quanto empresas âncoras e já existentes. No local, haverá também salas de reuniões, coworking, cabines individuais e espaços para convivência e apresentações.

A obra iniciou em agosto de 2023, e sua finalização está prevista após 16 meses. O investimento é de R$ 5,3 milhões via governo federal.
Próximos passos do Parque Tecnológico
O local que hoje é o considerado Parque Tecnológico se localiza próximo onde, atualmente, ocorre a Feira de Profissões. No mesmo terreno, há o prédio da Pulsar Incubadora.
A expectativa da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendimento é que o terreno tenha uma nova cara, e os primeiros passos já estão sendo dados, detalha a gestora Maria Daniele Dutra:
– Precisamos que o Parque tenha uma outra cara, em que empresas diversas possam estar instaladas dentro do ecossistema. Estes ambientes são quase mini cidades, que têm tudo para suprir as diversas necessidades. E para isso, estamos com um processo em andamento. Faremos o zoneamento da área para identificar como vamos dispor novas construções no local. Para isso, já temos recursos para fazer um projeto arquitetônico. A licitação que contratará a empresa deve ser lançada logo mais. Depois, será preciso buscar recursos para a obra.
Obra
- Início em agosto de 2023
- Previsão de término para dezembro de 2024
- Investimento de R$ 5,3 milhões
- O Hub é a primeira obra após a criação do Parque Tecnológico da UFSM
- Ele abrigará empresas e outros, além de ser um lugar de coworking